Contudo, um dos grandes desafios para esta empreitada consiste justamente na qualidade do som produzido por estes novos instrumentos, pois a confecção dos mesmos exigem materiais específicos em uma ordem de camadas extremamente precisa para que a reverberação do som seja perfeita e fiel ao instrumento em questão. Utilizando materiais compósitos no lugar dos materiais tradicionais, a questão do som tronou-se uma incógnita por se tratar de um instrumento com uma característica estrutural completamente diferente da estrutura tradicional, pois na música não se faz necessário um instrumento que possua um módulo de Elasticidade acima de 230.000 Kgf/cm², mas sim que seja capaz de atingir as notas e sinfonias necessárias. Atualmente existem diversos modelos de instrumentos musicais fabricados em compósitos utilizando em sua maioria tecidos de fibra de carbono, oferecendo uma excelente qualidade sonora, aliada a leveza e a beleza estética deste material. Fica a gosto de cada um a preferência da performace musical dos materiais compósitos ou dos materiais tradicionais, entretando não há como negar que a tecnologia dos compósitos agregam um novo nível de design e classe aos instrumentos do século XXI.
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Um exemplo disso consiste em uma nova tecnologia em compósitos, desenvolvido e patenteado pela empresa Safran, que se caracteriza pela confecção das hélices e nacelles das turbinas de avião mais leves que as tradicionais utilizando um novo reforço confeccionado em 3D com fibra de carbono juntamente com uma resina cerâmica. Essa nova combinação atribuirá aos componentes fabricados maior tolerância térmica, resistindo a temperaturas de até 1.300°C, e maior leveza, reduzindo o peso dos motores em 250 Kg (10% do peso médio total), diminuindo consequentemente o consumo de combustível. Esses e outros benefícios podem ser conferidos no vídeo dinâmico e descontraído abaixo: Para mais informações acesse: https://www.safran-group.com/aviation
Conhecido como Stratolaunch, essa aeronave é a promessa de uma alternativa de transporte mais conveniente de satélites e sondas para o espaço, transportando foguetes a uma altitude de cruzeiro e para longe de empecilhos climáticos, para que então esses foguetes sejam desacomplados e continuem seu caminho para ficar em órbita. Tendo sua estrutura feita inteiramente em materiais compósitos, a aeronave possuí impressionantes 117 metros de envergadura por 72 metros de comprimento , tornando-se a maior aeronave do mundo quando entrar em operação. A Stratolaunch é capaz de transportar cargas de até 226 Toneladas graças a potência de seus seis motores de boeing 747 aliados a leveza da estrutura e design aerodinâmico. Segundo Jean Floyd, CEO da empresa, a aeronave iniciou seus testes em campo em Junho deste ano e sua primeira demonstração de lançamento está prevista para acontecer em 2019.
Para mais informações acesse: http://www.stratolaunch.com/
Segundo o relatório entitulado “Fiberglass Fabric Market by Fiber Type, Fabric Type, Application, and Region - Global Forecast to 2022” emitido pela ReportBuyer, o fator chave que impulsionará o crescimento do mercado da fibra de vidro nos próximos anos será a demanda de setores como o Eólico, Náutico, eletro-eletrônicos e transporte, que estão exigindo materiais cada vez mais leves e mais resistentes, tanto na questão estrutural como também nos quesitos corrosão e altas temperaturas.
Baseado nos tipos de fibras de vidro, o modelo conhecido como E-glass, que é o mais conhecido e utilizado no mundo, é considerado o candidato favorito para um rápido crescimento em questões de valor nos próximos anos por possuír um ótimo custo/benefício, bem como oferecer uma grande gama de propriedades como resistência a corrosão, isolação elétrica, leveza e desempenho estrutural moderado se comparado aos demais tipos existentes. O crescimento mercadológico da fibra de vidro estimado por região traz as seguintes perspectivas:
Para mais informações acesse: https://www.reportbuyer.com/product/5028017/fiberglass-fabric-market-by-fiber-type-fabric-type-application-and-region-global-forecast-to-2022.html |
AutorLucas Camatta, bacharel em Administração de Empresas, 6 anos de Experiência no setor de Materiais Compósitos, Diretor Administrativo da CRC Composites. Histórico
April 2018
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